PROJETO: HORTA NA ESCOLA
E.E.F.M. IRMÃ LINS
(Prof. Daniel F. Magalhães)
CONTEXTUALIZAÇÃO: A E.E.F.M. Irmã Isabel de Sousa Lins, fundada em 2002, situada à Av. Sebastião Magalhães Nogueira, centro, na cidade de Viçosa do Ceará, funciona em três turnos e conta com 1430 alunos.
LINHA CENTRAL: Conscientização alimentar do ser humano.
PÚBLICO ALVO: Comunidade escolar
TEMPO DE DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo de 2010.
JUSTIFICATIVA: Nosso projeto “HORTA NA ESCOLA” tem como premissa básica reforçar e enriquecer a merenda escolar e resgatar o plantio da horta doméstica, permitindo a interatividade da educação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem com a terra.
Pretendemos que este projeto funcione como forte aliado na perspectiva da consagração da proposta pedagógica consubstancial no construtivismo e que possibilitará a melhoria da qualidade da alimentação escolar e, ao mesmo tempo, a mudança de hábitos e gostos alimentares.
OBJETIVOS GERAIS: Implantar a horta na escola de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver competências que permitam aos educandos compreenderem a importância de uma alimentação de qualidade;
• Desenvolver de forma lúdica e interdisciplinar conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
• Contribuir para a formação hábitos alimentares mais saudáveis;
• Promover uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à gestão saudável dos diversos espaços em que vivemos;
• Obter alimentos para a melhoria da qualidade da merenda escolar;
• Incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas.
DESENVOLVIMENTO: Serão estabelecidas ações previamente com as turmas como:
• Leitura de textos sobre horta escolar;
• Discussão e debates sobre a importância de uma alimentação variada;
• Preparação do terreno para o plantio de pimentão, alface, cheiro verde, pimentinha entre outros;
• Realização de murais com atividades culinárias com preocupação de usar receitas saudáveis;
• Seleção das melhores receitas para integrar o livro de receitas.
CONCLUSÃO: Sabemos das dificuldades, mas podemos sem a menor sombra de dúvidas ratificar a importância de uma horta escolar, pedagogicamente explorada e não pensada apenas como um espaço produtor de alimentos, e sim para a consolidação de trabalhos interdisciplinares e a construção de atitudes de cidadania.
AVALIAÇÃO: A avaliação deste projeto se dará através da materialização de cada um dos momentos previstos, e um dos parâmetros mais importantes para aferir o sucesso das ações será o nível de engajamento e de continuidade nos trabalhos da horta escolar.
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